Agronet

Friday, February 23, 2007

Lula adia, pela sexta vez, anúncio do ministério





Roosewelt Pinheiro/ABr

Lula conseguiu uma proeza: transformou o seu nome ministério numa coisa muito antiga. Nesta quinta-feira (22), o presidente adiou, uma vez mais, o anúncio de sua nova equipe. Agora, anuncia-se que os nomes só virão a público na segunda quinzena de março, depois da eleição do novo presidente do PMDB, marcada para 11 de março.

É o sexto adiamento. Depois de reeleito, no ano passado, Lula dissera que comporia o ministério até 15 de dezembro. Empurrou a encrenca para o Natal. Em seguida, jogou o assunto para depois da eleição dos presidentes da Câmara e do Senado. Eleitos Arlindo Chinaglia e Renan Calheiros, disse que só trataria da reforma ministerial após o Carnaval.

Há coisa de 15 dias, Lula admitiu que a novela poderia escorregar para março. Mas jurou ao PMDB que o nó seria desatado no comecinho do mês, antes da disputa Michel Temer X Nelson Jobim pelo controle do partido. Agora, em novo golpe de barriga, empurra o salseiro para depois da refrega peemedebista, agendada para 11 de março.

A nova postergação nasceu de um encontro de Lula com a direção do PSB. Foi provocada por uma manifestação de Eduardo Campos, governador de Pernambuco e presidente do partido. Campos perguntou explicitamente a Lula se ele iria esperar a definição da queda-de-braço do PMDB. E o presidente deu a entender que sim.

Embora convocado explicitamente para tratar do ministério, o encontro com o PSB não produziu uma mísera decisão. O partido disse a Lula que deseja manter as duas pastas que já estão sob seu controle: Integração Nacional e Ciência e Tecnologia. Lula não disse nem que sim nem que não. Ficou de conversar novamente com Eduardo Campos na semana que vem.

O presidente reafirmou o interesse em ter Ciro Gomes (PSB-CE) de volta à sua equipe. A comitiva socialista disse ao presidente que Ciro não quer. Comprometeram-se a voltar a conversar com o ex-ministro da Integração Nacional. Em privado, declaram que a decisão de Ciro de permanecer na Câmara parece irreversível.
Escrito por Josias de Souza

0 Comments:

Post a Comment

<< Home